As pessoas gostam de usar seu tempo livre de uma forma divertida. Enquanto muitos se divertem navegando em sites como o https://registar-br.com/ de ofertas bacanas, outros se divertem praticando esportes. Felizmente, nós, os que estamos perto de qualquer costa – temos uma incrível oportunidade e possibilidade de surfar em nosso tempo livre.
O surf é uma modalidade que promove o bem-estar do corpo e da mente. E não é ao acaso que isto acontece. Estar no oceano, ou simplesmente no meio da natureza, e ter a oportunidade de desfrutar do ambiente à nossa volta, é sem dúvida das melhores sensações que existem. Para muitos, é um passatempo do qual não conseguem viver sem, e para outros, uma autêntica terapia.
Aprender a surfar pode ser uma das decisões mais aliciantes e estimulantes que alguma vez irá tomar, mas também pode ser um processo bastante longo, lento e até frustrante. Não tem só de aprender a equilibrar-se numa prancha e a manobrá-la, como também tem de ganhar conhecimento do oceano, desenvolver as capacidades necessárias para proceder à leitura das ondas, e também de perceber o timing perfeito para as surfar. E como as condições do surf estão em constante mudança, não existe uma forma consistente de praticar, a não ser pegar na prancha e ir para dentro de água.
Independentemente de todos os desafios e contratempos, o surf é uma actividade extremamente gratificante, sobretudo para aqueles que dedicam o seu tempo e esforço para adquirir as aptidões necessárias para a prática e vivência deste estilo de vida.
Fundamentos básicos para evoluir nesta modalidade
Sem dúvida que a melhor forma de aprender a surfar é começar com algumas noções básicas e fundamentais, ao qual recomenda-se fortemente a presença de um instrutor qualificado. Dito isto, há muitas coisas que são importantes para os surfistas principiantes saberem quando se trata de entrar dentro de água, como o facto de saber esperar pelas ondas, e o que fazer se existirem outros surfistas no lugar onde se encontra. Ser um surfista consciente, conhecedor e respeitoso, não só o irá ajudar a evitar confrontos desagradáveis, mas também a divertir-se ao longo desta jornada, como também a progredir de uma forma mais rápida.
A primeira coisa de que precisa, para além de escolher a sua modalidade de surf, é encontrar um local tranquilo, e se possível familiar para poder começar a surfar. A intensidade das ondas e o facto de estar longe da praia, desempenha um papel importante neste aspecto. Encontre um local onde as ondas não sejam tão graduais e de preferência que quebrem lentamente.
Aspectos a ter em conta antes de entrar dentro de água
Quando encontrar um local perfeito, procure antes de saltar para a sua prancha e entrar dentro de água, observar o que se passa à sua volta. Examine onde os outros surfistas estão, o ponto onde as ondas estão a quebrar e o nível de habilidade das pessoas dentro de água. Dar-lhe-á uma boa ideia das coisas pelas quais precisa de estar atento. Se tiver em conta estes pormenores, será um bom ponto de partida para aprender ainda mais sobre esta modalidade. Existem várias regras, vários aspectos éticos que todos os principiantes e profissionais devem não só compreender, mas também de respeitar e praticar.
A melhor altura para começar
Para aqueles que estão a começar, a melhor altura para iniciar a prática do surf é sem dúvida durante o Verão, entre Maio a Setembro. Isto deve-se ao facto de as ondulações serem menos frequentes, e também com ondas mais pequenas. Porém não se esqueça que a probabiliade de encontrar um local cheio de surfistas aumenta à medida que avançamos para o bom tempo.
Para os surfistas experientes, a melhor época do ano para o surf é entre o final do Inverno e o início da Primavera. Durante estes meses as ondas são definitivamente mais intensas, com pelo menos dois metros de altura e por isso, aconselhadas para surfistas avançados. Existem também outros aspectos a conhecer e que iremos abordar mais à frente, como as várias modalidades de surf, o equipamento necessário e muito mais.